Translate this Page

ONLINE
4


PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

19.826.470

       -

 

 TOTAL DE

VISITANTES


CURSO BÍBLICO - LIÇÃO 19

Tire cópias do curso

 

 "Conhecendo Mais Sobre Jesus"

 

  e estude com seus

 

  familiares, amigos e conhecidos

 

 

AS ÚLTIMAS COISAS

 

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Muito se discute sobre a segunda vinda de Cristo. Mas, a nossa principal preocupação não deve recair sobre os deta-lhes e pormenores deste acontecimento, e, sim,  sobre a preparação  e a vigilância necessária para este glorioso dia.

Com muita sabedoria Jesus aconselhou assim:  “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora deve vir o vosso Senhor... Porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” -  Mateus 24:42,44.

A Palavra fala-nos de forma clara e alertadora sobre a segunda vinda de Cristo. Ela diz:

==> Que muitos sinais acontecerão marcando o tempo do fim - Mateus 24:3-51

==> Que ninguém sabe o dia, nem a hora em que o Senhor virá - Mateus 24:36 

==> Que Ele virá do mesmo modo que foi levado ao céu - Atos 1:11

==> Que Ele virá sobre as nuvens do céu com poder e muita glória e todos os povos da terra se lamentarão - Mateus 24:30  e Apocalipse 1:7

==> Que Ele virá em majestade e todos os anjos com Ele, e Ele se assentará no trono da sua glória - Mateus 25:31

==> Que  ao  ressoar a trombeta de  Deus,  Ele  descerá  dos  céus  -  I Tessalonicenses 4:16 

==> Que do céu se manifestará o Senhor Jesus com os anjos do seu poder - II Tessalonicenses 1:7-10. 

Ele virá! Que cada um de nós esteja  preparado  para  este  dia!

Assim, diante desta certeza, “Vivamos o dia de hoje, como se Cristo voltasse amanhã”

 

A RESSURREIÇÃO

A palavra ressurreição significa “LEVANTAR”, e é empregada nas  Escrituras  para  mostrar  sobre  o  futuro  levantamento  geral  dos  corpos de todos os homens, da morte, pelo poder de Deus.

Muitas pessoas perguntam: Por que é necessário uma ressurreição? 

Na verdade, precisamos passar pela ressurreição, porque ”carne e sangue  não  podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar  a  incorrupção”  - I Corintios 15:50. Ou seja, nosso corpo, como ele é, não pode ir para a eternidade, antes, é preciso que este corpo com suas propriedades terrenas - deformações, enfermidades, envelhecimento etc..., passe por uma transformação.

Outros ainda perguntam: Como será o nosso corpo ressuscitado?

Segundo a Palavra:  

=> Será espiritual e terá a glória dos seres celestiais - I Corintios 15:40,43-44,49

=> Será um corpo que não sofrerá desgaste ou deterioração, não envelhecerá, nem morrerá jamais, será um corpo glorioso - I Corintios 15: 42 e 54

=> Será um corpo igual ao corpo ressuscitado de Jesus, um corpo de glória - Filipenses 3:21.

São muitos os textos bíblicos que falam sobre a ressurreição.

Diz a Palavra que vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a voz de Deus e sairão uns para a ressurreição da vida e outros para a ressurreição do juízo - João 5:28-29.

O apóstolo Paulo reafirma sua esperança de uma ressurreição tanto de justos como de injustos - Atos 24:15.

Em Romanos 8:11 encontramos a Palavra afirmando que o mesmo Deus que ressuscitou Jesus dentre os mortos também ressuscitará os nossos corpos.

 
O JUÍZO FINAL

O juízo final será o dia em que Satanás, seus anjos e todas as pessoas que tiverem vivido sobre a terra comparecerão diante do tribunal de Cristo a fim de prestarem conta de todos os seus atos, e receberem do Senhor cada um a devida sentença: “...então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas” -  Mateus 25:31-32. Deus estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de Jesus Cristo - Atos 17:31.

A Palavra afirma que todos nós haveremos de comparecer diante do tribunal de Cristo, e cada um de nós receberá sentença segundo o bem ou o mal que tivermos feito por meio do corpo - II Corintios 5:10.

O Juízo Final acontecerá para que dois objetivos sejam cumpridos:

=> Em primeiro lugar, para que haja o reconhecimento por todos de Jesus Cristo como  Senhor. Neste dia, todo o joelho se dobrará diante dEle, desde o mais humilde serviçal até os grandes reis e poderosos da terra - Romanos 14:11 – “Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus”.

=> Em segundo lugar, para que cada um de nós preste contas de si mesmo a Deus - Romanos 14:12 – “Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus”.

 

O    C É U

Após o juízo final, todos os que receberam Jesus como Salvador, reconhecendo-o como Senhor de suas vidas reinarão eternamente com o Senhor, habitarão no céu, que é o lugar que o Senhor está preparando para todos os seus servos “Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu senhor”- Mateus 25:23.

Falando sobre este lindo lugar, a Palavra apresenta-nos as seguintes descrições:

=> Que no céu não haverá fome nem sede - Apocalipse 7:16.

=> Que no céu não haverá choro pois o Senhor enxugará dos nossos olhos toda a lágrima - Apocalipse 7:17. 

=> Que no céu não haverá tristeza nem dor - Apocalipse 21:4

=> Que no céu não existirá noite nem escuridão, pois a glória de Deus iluminará este lugar, e o cordeiro será a sua lâmpada a brilhar - Apocalipse 22:5 e 21:23.

=> Que no céu não entrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira - Apocalipse 21:27 è Que lá não haverá qualquer maldição - Apocalipse 22:3.

=> Que habitarão no céu todos os que lavaram suas vestiduras no sangue do Cordeiro, e neste lugar reinarão pelos séculos eternos - Apocalipse 22:5.

 
O    I N F E R N O

Satanás, seus anjos e todos aqueles que durante suas vidas rejeitaram o sacrifício de Cristo na cruz, não o recebendo como Salvador e Senhor serão eternamente separados de Deus, irão para o inferno, onde sofrerão eternamente - Leia Mateus 25:41 - Apocalipse 20:14 e 15 - Apocalipse 21:8.

A Palavra apresenta-nos várias figuras de linguagem para descrever o inferno, entre elas encontramos:

=> Que o inferno é um lugar de tormento pelos séculos eternos - Apocalipse 20:10.

=> Que o inferno é um lugar de escuridão - Judas 13, Mateus 25:30. 

=> Que o inferno é um lago de fogo e enxofre - Apocalipse 20:15 e 21:8.

=> Que o inferno é um lugar de choro e ranger de dentes - Mateus 13:42, Mateus 24:51, Mateus 13:50.

Todas as figuras de linguagem apresentadas pela Palavra não nos dão a dimensão exata do que será o sofrimento no inferno. Na verdade, o inferno será um lugar  de separação, onde o homem será banido eternamente da presença de Deus:  “Em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus  e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder” - II Tessalonicenses 1:8-9.

 

1) Devemos estar preparados para a vinda de Cristo. Complete Mateus 24:42.

“Portanto,_____________________porque________________________em que dia vem

o vosso Senhor”.

 

2) Segundo o texto de Atos 1:11 como ele virá?

Cite alguns sinais que marcam a proximidade da vinda de Cristo. Mateus 24:4-7

_______________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

 

3) O que será a ressurreição?

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

 

4) Por que é necessário haver uma ressurreição?

________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

 

5) Leia o texto de João 5:28-29 e complete:

“Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se_________________

_________________________________ouvirão a sua voz e________________________________,

os que tiverem feito o bem, para a __________________________________da vida, e os que

tiverem praticado o mal, para a _____________________________________________do juízo”.

 

6)  Cristo ressuscitou, por isso, nós também ressuscitaremos. I Corintios 15: 21-22

“Visto que a____________________________________veio por um homem, também por um

homem veio a_______________________________dos mortos. Porque assim como em Adão

todos_____________________,assim também todos serão vivificados em__________________”.

 

7) Cite aqui algumas características que o nosso corpo ressuscitado terá:

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

 

8) O que será o Juízo Final?

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

 

9) Leia o texto de Atos 17:31 e complete:

 “Porquanto estabeleceu um dia em que há de _______________________________________

________________________por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos,

ressuscitando-o dentre os mortos”.

 

10) Quem comparecerá perante o tribunal de Cristo?  II Corintios 5:10

(   ) Só os homens maus   

(   ) Só os homens bons   

(   ) Todos os homens

 

11) Por que é necessário haver um juízo final? Romanos 14:10-12.

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

 

12) Após o juízo final, todos os que receberam  Jesus como Salvador, reconhecendo-o

como Senhor de suas vidas irão viver eternamente no_____________________________.

 

13) Segundo a Palavra como será o céu? Todos os textos são do livro do Apocalipse:

7:16  -  Um lugar onde não haverá nem______________________nem_____________________

7:17  -  Um lugar onde não haverá mais_______________________________________________

21:4  -  Um lugar onde não haverá nem________________________nem___________________

21:23 - Um lugar onde não precisa nem do____________________nem da_________________

21:27 - Um lugar onde não entrará coisa alguma_______________________________________

 

14)  Após o juízo final, Satanás, seus anjos e todos aqueles que durante suas vidas rejeitaram

Jesus, não o recebendo como Salvador irão para o____________________________________

 

15) Ilustrando o que será o inferno, a Palavra apresenta algumas figuras. Enumere

1) Lugar onde o verme não morre, nem o fogo se apaga    (    ) Apocalipse 21:8

2) Lugar de trevas                                                                 (    ) Mateus 13:42

3) Lago de fogo e enxofre                                                     (    ) II Tessalonicenses 1:9

4) Lugar de choro e ranger de dentes                                    (    ) Mateus 25:30

5) Lugar onde os homens serão banidos da face de Deus   (    ) Marcos 9:44