PROCLAMANDO CRISTO COMO A ÚNICA SOLUÇÃO

LIVRO "REFÚGIO SEGURO" - CAPÍTULO II

LIVRO "REFÚGIO SEGURO" - CAPÍTULO II

 

 UM REFÚGIO ENGANOSO

 

CHAMADO RELIGIÃO

 

Outros acreditam que a religião constitui-se em um lugar de refúgio e segurança.

Batem forte no peito afirmando‑se religiosos, guardiães das tradições e doutrinas, conhecedores dos catecismos de doutrina e assíduos freqüentadores dos serviços religiosos, estes crêem que a religião que professam, lhes dará segurança a qualquer tempo e em qualquer circunstância.

Anos atrás, me aproximei de uma cama de hospital, onde uma mulher já bastante idosa, encontrava‑se gravemente enferma, às portas da morte.

Eu não a conhecia, estava ao seu lado a pedido de uma das enfermeiras daquele hospital. O estado físico daquela senhora era sofrível, mas, mesmo assim, conseguimos trocar algumas palavras, e nesta rápida conversa, muito fraca e quase sem forças, ela me confidenciou: "Fui religiosa a minha vida toda, e agora que estou morrendo, não sei para onde vou".

Ao ouvir tais palavras o meu coração estremeceu!!!

Num instante, fiquei a pensar nos anos e anos que aquela mulher freqüentou a igreja, nas cerimônias a que compareceu, nas leituras bíblicas que acompanhou, nas mensagens que ouviu, nos cânticos que cantou. Talvez ela se orgulhasse muito em ser uma religiosa tão dedicada e aplicada, mas a sua religião, a placa de sua igreja, os rituais que durante toda a vida assistiu, não podiam ajudá‑la agora, justamente nesta hora, a hora mais crucial da vida, quando se aproximava o momento do seu encontro com o Justo Juiz, a sua religião não podia lhe dar cobertura, prestar nenhum socorro, nem lhe dar qualquer espécie de assistência.

Que pena! Que triste e desesperadora situação!

No evangelho de João encontramos o relato do encontro de Jesus com um homem super‑religioso chamado Nicodemos.

Nicodemos era um dos setenta principais líderes em Israel, um homem que se assentava nos primeiros lugares das sinagogas judaicas. Nicodemos, com certeza, tinha um tremendo orgulho das suas tradições religiosas. Um homem que vivia para a religião e que acreditava que a religião lhe garantiria segurança, felicidade e paz ao coração.

Mas, a verdade não era essa. A despeito de estar na sinagoga todos os dias, e ser um grande mestre em Israel, Nicodemos não tinha sossego, e sua vida era vazia.

Certa noite, tomado pela curiosidade de conhecer aquele jovem nazareno, e ao mesmo tempo, procurando uma saída para sua vida, resolveu ir até Jesus e, envolto pela escuridão, na calada da noite, encontrou‑se com o Mestre.

Ao vê‑lo, e conhecendo o vazio do coração daquele homem, Jesus lhe dirigiu a palavra dizendo:

"Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" ‑ João 3:3

E, diante daquela palavra, Nicodemos ficou totalmente embaraçado, ele não conseguia entender o significado de:  "Nascer de novo". E ele pergunta:

"Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?" ‑ João 3:4

Pobre Nicodemos,  apesar de ser tão religioso, mestre em Israel, ao ouvir a declaração de Jesus ficou tomado de dúvida e perplexo, a religião não podia auxiliá‑lo, ele era um cego, estava em total escuridão, um homem que não compreendia nada das coisas espirituais.

Ao ver a ignorância e o vazio daquele pobre coração Jesus lhe esclareceu dizendo que ele não precisava nascer da carne novamente, o que ele necessitava realmente era passar por uma experiência viva e real com Deus:

"Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo".

Quantos se encontram assim como Nicodemos, em total ignorância das coisas espirituais, mas acreditando piamente, que escondidos na placa de suas igrejas, estarão seguros contra tudo o que possa vir sobre eles.

Quantas tristezas e decepções essas pessoas terão!

Translate this Page
Ultimas Atualizações
INÍCIO  (24-11-2017)
JESUS: REI DOS REIS  (22-11-2017)
COM ORGULHO NÃO DÁ!  (16-11-2017)

ONLINE
5



 

PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 

LOJA

PROCLAMANDO

CRISTO 

OFERECENDO OS RECURSOS

PARA OS CRISTÃOS 

SEMEAREM O EVANGELHO.

ACESSE:

www.proclamandocristo.loja2.com.br

 - 

-

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

-

9.375.091

 -

 

 TOTAL DE

VISITANTES