Translate this Page

ONLINE
18


PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

19.826.470

       -

 

 TOTAL DE

VISITANTES


CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS

CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS

Jesus avisou sobre o surgimento de falsos profetas nos últimos dias: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão.. hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos..” ( Mt 24:4-14)

Paulo falou sobre falsos mestres que iriam atrair pessoas para eles mesmos. Ele admoestou os cristãos a estarem alertas para isto (I Tm 1:3-11; 4:1-8; 6:2-7, 20-21; II Tm 3:1-17): “Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho  e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si. Portanto vigiai.”  (At 20:29-31)

Pedro adverte sobre os perigos dos falsos mestres que negam as principais doutrinas de fé. Eles podem ser facilmente detectados através de suas cobiças e imoralidades. (2 Pe. 2:9-14; Jd 8-10).
“…entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou.. muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado (ridicularizado) o caminho da verdade…por avareza farão de vós negócio (manipularão) com palavras fingidas. Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar tendo o coração exercitado na avareza. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções..” (II Pe. 2:1-18)

Os cristãos são exortados a julgarem os espíritos ou discernirem o espírito que está por de trás do ensino ministerial: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” - (1 João 4:1)

Nós somos chamados a provar as doutrinas e ministérios. Devemos desafiar cada ensino que ouvimos á luz das Escrituras: “Examinai tudo. Retende o que é bom.” - (1 Tessalonicenses 5:21)

Jesus comparou os falsos mestres a lobos, porque eles são perigosos no seu efeito sobre as pessoas e enganosos nas maneiras de liderarem o povo. O lobo é o inimigo natural da ovelha, que não pode se defender. O lobo - falso profeta, se disfarça de ovelha dizendo guardar as Escrituras: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” – (Mateus 7:15)

Jesus usou ainda outra metáfora para nos alertar sobre o perigo dos falsos profetas. Ele falou sobre os frutos nas árvores. Talvez seja difícil discernir um lobo imediatamente, mas é bem claro com um fruto comestível de uma árvore. Nós devemos conhecer ou testar um fruto na vida de um líder. Existem testes morais e doutrinais. Sã doutrina e vida em santidade são, com certeza, frutos de um bom líder: “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” – (Mateus 7:16-20).

Os falsos profetas não guardam as simples e principais doutrinas contidas nas Escrituras Sagradas: Jesus, filho único de Deus, inteiramente Deus e inteiramente homem, nascido de uma virgem, sem pecado, Jesus morreu e ressuscitou ascendendo a destra do Pai. O único verdadeiro Deus existente em três pessoas (a Trindade) como Pai, Filho e Espírito Santo. A salvação é unicamente pela fé, somente através da graça e unicamente em Cristo. A infalibilidade das Escrituras como nossa autoridade final para todas as questões de fé e de prática. A unidade e diversidade do Corpo de Cristo.

Eles pervertem o ensino sobre a graça de Deus por legalismo ou lascívia. O legalismo busca ganhar a salvação e as bênçãos de Deus através da prática de leis e obras. A lascívia leva os homens a toda sorte de práticas sexuais pecaminosas.

A verdadeira mensagem da graça nos inspira a negar a luxúria e capacita-nos a caminhar de forma reverente (Tito 2:11-12).

“Porque se introduziram furtivamente certos homens (falsos mestres).. homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo .”(Judas 1:4)

O conflito no final dos tempos será a batalha pela verdade. A arma de satanás será o engano; nossa defesa será o amor pela verdade. Essa batalha focará em definir quem é Jesus e como O amaremos. Nosso amor por Deus deve ser expresso através da nossa lealdade a Jesus e à Sua Palavra – a Bíblia. O Espírito Santo exalta Jesus ao guiar-nos a toda a verdade sobre Ele.

“O Espírito da verdade…vos guiará a toda a verdade.. e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.” João (16:13-14)