Translate this Page

ONLINE
7


PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

-   

11.287.020

      -

 

 TOTAL DE

VISITANTES

 


10 MITOS SOBRE DIETAS E COMIDAS

 

 10 MITOS SOBRE

 

DIETAS E COMIDAS

alimentos,comendo,doméstico,jantando,pessoas,pizzas

NÃO TOMAR CAFÉ DA MANHÃ AJUDA A PERDER PESO:

É mais provável que você ganhe alguns quilos deixando de comer ao acordar, pois a tendência é ficar “beliscando” alimentos como biscoitos. mais tarde.

Além disso, a digestão queima calorias – motivo pelo qual os nutricionistas recomendam que comamos pouco e com freqüência.

Começar o dia com o estômago vazio também pode provocar dores de cabeça e irritabilidade. Pesquisas demonstram que crianças que vão para a escola sem café da manhã têm um desempenho acadêmico pior.

Opte por um café da manhã saudável, com energia suficiente para refazer suas forças – por exemplo: frutas, queijo light, cereais, leite desnatado e torradas de pão integral.

 

A MELHOR FORMA DE PERDE PESO É UMA DIETA RADICAL:

Seguir uma dieta rígida no controle de calorias é um meio de perder peso, mas, de modo algum, é o melhor.

A perda rápida de peso provoca a queda do metabolismo (a velocidade com que o corpo processa o que você come e bebe). Com isso, o corpo queima calorias com menos eficiência, sendo provável que a pessoa recupere os quilos perdidos logo que volte a comer normalmente.

Tente mudanças toleráveis em sua dieta e associe o novo planejamento alimetar a exercícios regulares. Os exercícios aceleram o metabolismo, e dão tônus à musculatura. Exercite-se moderadamente por 30 minutos pelo menos 5 vezes por semana.

 

ALIMENTOS COM BAIXO TEOR DE GORDURA NÃO ENGORDAM:

Baixo teor de gordura não significa baixo teor de calorias. Muitos produtos industrializados “com baixos teores de gordura”, contém quase tantas calorias quanto as versões normais.

Portanto, embora os alimentos com pouca gordura possam ajudar a atingir ou manter um peso saudável, é a quantidade total de calorias consumidas que importa.

Um sanduiche de queijo e uma salada com maionese, seguidos por sorvete – todos com baixo teor de gordura – podem, somados totalizar muitas calorias e gorduras.

 

COMER TARDE DA NOITE FAZ ENGORDAR MAIS RÁPIDO:

O momento em que a pessoa come não tem efeito sobre o destino das calorias. Se você fizer uma refeição substancial muito tarde, mas não tiver consumido excesso de calorias durante o dia, elas não se acumularão em seu corpo mais do que se você fizer a mesma refeição às 18:00 horas.

Entretanto, comer tarde pode causar indigestão ou azia.

 

ALIMENTOS RICOS EM AMIDO ENGORDAM:

É difícil derrubar a idéia de que alimentos como batata, arroz e pão aumentem peso, afinal crescemos ouvindo esse tipo de advertência. Mas, a verdade é que a alimentos ricos em carboidratos e amidos, consumidos em quantidades moderadas, satisfazem e fornecem energia a longo prazo, contém vitaminas e minerais essenciais (inclusive vitaminas do completo B, cálcio e ferro), e são parte vital de uma dieta bem equilibrada.

Um grama de carboidratos tem quatro calorias, comparada com nove calorias em um grama de gordura. Entretanto, tenha cuidado com alimentos que associam gordura e amido tais como tortas, biscoitos e pudins, pois eles engordam muito.

 

NÃO SE DEVE MISTURAR PROTEINAS E CARBOIDRATOS:

Este sistema de dieta conhecido como combinação alimentar ou “Dieta de Hay”, provavelmente funciona só por ser um programa de alimentação rigorosa, com um consumo global de calorias menor do que a média, mas,  certamente, esta não é a fórmula ideal para mudar sua silhueta.

Aliás, a idéia de manter proteínas e carboidratos separados contraria todas as regras de uma alimentação saudável.

Os micronutrientes encontrados nos diferentes grupos alimentares podem auxiliar a digestão, e as vitaminas do complexo B presentes nos carboidratos ajudam o corpo a usar os aminoácidos da proteína.

 

AS GORDURAS DEVEM SER EVITADAS A QUALQUER CUSTO:

É verdade que a gordura contém muitas calorias, mas também é verdade que ela é fundamental em uma dieta saudável e equilibrada pois é boa fonte das vitaminas A, D, e E.

Entretanto, especialistas recomendam que o total de calorias em uma dieta sob a forma de gordura nunca ultrapasse 35%.

Em média, a dieta de um brasileiro comum, tem de 30% a 35% de gorduras; portanto, para perder peso, temos que baixar bastante este consumo.

 

AZEITE ENGORDA MENOS DO QUE MANTEIGA:

As gorduras animais não engordam mais do que os óleos vegetais – no entanto são mais prejudiciais à saúde.

O excesso de gorduras saturadas, aumentam os níveis de colesterol no sangue e o risco de doenças coronarianas e acidente vascular celebral.

Gorduras monoinsaturadas – como azeite – ou poliinsaturadas – como óleo de girassol – não exercem esses efeitos nocivos sobre a saúde, mas contém as mesmas calorias. O ideal é não abusar das gorduras e comprar, sempre que possível, as insaturadas.

 

BEBIDAS ALCOÓLICAS SÃO BENÉFICAS À SAÚDE:

Muitos especialistas concordam que a quantidade máxima diária aceitável de bebida alcoólica seja de duas unidades (duas pequenas taças de vinho) para mulheres, e três unidades (700 ml de cerveja comum ou chope) para homens.

Mas, não se esqueça de que o álcool é rico em calorias, com cerca de 300 calorias em meio litro de cerveja e 120 calorias em uma taça de vinho branco doce.

Existem evidências de que o álcool em baixas doses evita a arteriosclerose (especialmente o endurecimento das artérias) e as doenças coronarianas. Mas, esses benefícios, só são observados em homens com mais de 35 anos e mulheres após a menopausa.

Exceder sistematicamente os limites seguros de álcool, aumentam o rico de lesão hepática e de inflamação no estômago e no esôfago.

O consumo elevado de álcool também está vinculado à ocorrência de câncer do fígado, de boca, de esôfago e de mama.

 

QUASE NÃO COMO E, MESMO ASSIM, NÃO PERCO PESO:

Essa é uma queixa comum entre os que procuram fazer dieta. Se você de fato quase não come, pode haver outras causas de ganho de peso: alguns remédios como antidepressivos e esteróides, assim como reposição hormonal em altas doses, podem dificultar a perda de peso. Talvez valha a pena consultar seu médio para pedir um exame de tireóide, pois a baixa atividade da tireóide reduz o ritmo metabólico, dificultando a queima de calorias).

Entretanto, o problema da maioria das pessoas é subestimar o que come.

Esquecem o que “provaram” ao cozinhar, os drinques que tomaram na festa ou o punhado de salgadinhos e biscoitos consumidos enquanto falavam ao telefone ou assistiam um programa de televisão. Tudo isso somado pode chegar a uma quantidade muito alta de calorias.

A única forma de saber com precisão quanto você está comendo e bebendo é anotar tudo o que entra em sua boca.