Translate this Page

ONLINE
6


PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

-   

11.295.863

      -

 

 TOTAL DE

VISITANTES

 


CURSO BÍBLICO - LIÇÃO 11

 Tire cópias do curso

 

"Conhecendo Mais Sobre Jesus"

 

 e estude com seus

 

familiares, amigos e conhecidos

 

DEUS NOS CHAMOU PARA O

 

 SERVIÇO MISSIONÁRIO

A Igreja foi chamada por Deus para propagar o nome de Jesus até os confins da terra – “...sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra” - Atos 1:8.  Fomos escolhidos por Deus para um trabalho certo, a saber,  anunciar com determinação a mensagem das Boas Novas ao mundo todo.

Veja como a Palavra é clara e objetiva ao falar sobre este nosso chamado:  “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;  vós, sim, que antes não éreis povo, mas, agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia” - I Pedro 2:9.

Somos o novo Israel de Deus, e, fomos chamados a fim de proclamarmos as virtudes do Senhor ao mundo.

O apóstolo João  ao  destacar  a  nossa escolha, completa dizendo que fomos designados para dar fruto. Novamente encontramos o propósito da nossa escolha como povo de Deus afirmado e confirmado com  muita clareza e objetividade: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça”  -  João 15:16.

Cada dia, mais e mais, precisamos colocar em prática o IDE  do Senhor Jesus pois Deus nos chamou para o serviço missionário  è “E disse-lhes: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”- Marcos 16:15.

Cada componente da igreja de Jesus precisa saber que isso  é  imperativo.  Este é o propósito da nossa escolha como povo dEle. O Senhor Jesus não  diz: “Meu filho se você tiver tempo para pregar, pregue”.  Ou então: “Meu filho, se te aparecer  uma  boa oportunidade para pregar, pregue”.  Ou ainda: “Meu filho, se você levar jeito para evangelizar, então faça”.

Anunciar o evangelho não é só para os que têm tempo, ou só para os que têm boas oportunidades, ou para aqueles que levam jeito para a coisa. Pregar o evangelho é para todos os cristãos indistintamente, ninguém está dispensado ou isento desta tarefa. No texto de II Timóteo 4:2 encontramos: “Prega a palavra, quer seja oportuno, quer não...” - Bíblia Revista e Atualizada. “Que pregues a palavra, a tempo e fora de tempo..” - Bíblia Revista e Corrigida.

A pregação do evangelho de Jesus Cristo é trabalho para ser feito a tempo e fora de tempo, quer se tenha oportunidade quer não.  É pregar nas ruas e praças, no metrô e na rodoviária, nos parques e jardins.  É trabalho permanente e efetivo, não é um trabalho temporário como muitos cristãos imaginam.

Precisamos pensar que enquanto ficamos apresentando desculpas - cansaço, falta de tempo, falta de oportunidades, falta de jeito  - para não realizarmos a obra,  o diabo inventa novas e mais novas táticas, investindo terrivelmente contra os homens  a  fim  de levar mais e mais almas para o inferno.

Ainda em  Marcos 16:15 encontramos a extensão do trabalho a ser realizado:  è “E disse-lhes: Ide por todo mundo...”

O evangelho de Jesus, impulsionado pelo IDE tem que chegar a todas as partes da terra, alcançando todas as línguas, raças, tribos, povos e nações. Onde houver gente o evangelho de Cristo tem que chegar.

A mensagem que a igreja eleita deve pregar é o evangelho: “E disse-lhe: è “Ide por todo mundo e pregai o evangelho...” A igreja não foi chamada para pregar filosofias, ciências, suposições ou idéias. Mas, O EVANGELHO.

Evangelho quer dizer boas novas, boas novas de grande alegria.  Esta foi a linda mensagem que  o anjo anunciou aos pastores nas campinas quando do nascimento de Jesus: “...eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” - Lucas 2:10-11. Esta deve ser a mensagem anunciada pela igreja do Senhor Jesus ao  mundo todo.

Quantas vezes nossas pregações não têm nada a ver com o evangelho. São mensagens encomendadas, mensagens de cunho político-religiosa, mensagens calcadas em entendimento meramente intelectual, mensagens de conteúdo puramente filosófico. Enquanto nossa mensagem for assim, os ouvintes ouvirão e não poderão tomar conhecimento sobre  a  genuína  mensagem  de  Deus  aos  homens - o evangelho de Jesus Cristo, as Boas Novas de Salvação.

Mas, voltando ao texto, vemos que ainda falta um detalhe: A quem devemos pregar?

E o texto nos responde: è “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”

Homens e mulheres. Crianças, adolescentes, jovens e velhos. Ricos e pobres. Cultos e incultos. Pretos e brancos. Todos, toda criatura precisa ouvir falar do nome salvador e libertador de Jesus Cristo. Todos precisam ouvir o Evangelho.

Portanto: IDEé a ordem.  POR TODO MUNDO é a extensão do trabalho a ser realizado. O EVANGELHO é a mensagem que devemos pregar alcançando TODAS AS CRIATURAS.

 

1) Para que a Igreja de Jesus Cristo foi chamada?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

 

2) Complete o texto de I Pedro 2:9 e confirme a razão do nosso chamado:

“Vós,  porém,  sois  raça  eleita,  sacerdócio  real,  nação  santa,  povo de propriedade

exclusiva de Deus, __________________________________________________________

___________________________; vós, sim, que antes não éreis povo, mas, agora sois  povo 

de  Deus;  que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia”.

 

3) Segundo o texto de João 15:16 o Senhor nos escolheu:

(   ) Para sermos religiosos fiéis e praticantes das doutrinas da nossa religião

(   ) Para sermos muito dedicados à nossa igreja e seus ensinamentos

(   ) Para irmos ao mundo e darmos frutos

 

4) Qual a ordem encontrada em Marcos 16:15?  

(    ) ESPERAI         

(    ) FICAI            

(    ) IDE

 

5) Segundo o texto de Marcos 16:15 devemos:

(    ) Pregar só em nossa cidade

(    ) Pregar o evangelho a todo o mundo

(    ) Pregar só aos nossos amigos, conhecidos e familiares

 

6) Qual deve ser o conteúdo da mensagem que vamos pregar?

(    ) FILOSOFIAS   

(    ) CIÊNCIAS  

(    ) RELIGIÃO 

(   ) O EVANGELHO

 

7) O que quer dizer evangelho?

_____________________________________________________________________

 

8) O que o apóstolo Paulo estava querendo dizer com: “Prega a Palavra, quer seja oportuno, quer  não” - II Timóteo 4:2.

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

 

9) Quem deve ouvir falar do evangelho?

(   ) Só as crianças e jovens 

(   ) Só os ricos e poderosos   

(   ) Todas as pessoas da terra     

(   ) Só as pessoas más e perversas

 

10) Complete:

IDE é a_____________________.

POR TODO O MUNDO é a__________________________________________.

O EVANGELHO é a____________________________.

O ALCANCE  da mensagem é_______________________________________________.