Translate this Page

ONLINE
6


PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

-   

11.319.834

      -

 

 TOTAL DE

VISITANTES

 


UM MAL CHAMADO SOLIDÃO

CERCADOS PELO

 

FANTASMA DA SOLIDÃO

 

 

Solidão é o estado de quem se encontra ou se sente desacompanhado ou só.

Quem sofre de solidão vive como se estivesse fora da sociedade. Sabemos que o ser humano precisa se relacionar com outros indivíduos para aprender, desenvolver  e se afirmar como ser social. Quando isto não acontece, surgem os distúrbios de comportamento, principalmente nas pessoas tímidas, sensíveis, e nos que enfrentam problemas para expor idéias e interagir. 

Podemos afirmar, sem medo de errar, que a solidão é um dos mais graves problemas da humanidade neste início de século XXI.

O escritor francês André Malraux disse que nós integramos o que pode ser denominado de “a civilização da solidão”.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam a solidão como um dos fenômenos psicossociais que mais tem levado pacientes aos consultórios terapêuticos e à dependência de ansiolíticos e antidepressivos.

Dias atrás, assisti um documentário interessante sobre a solidão. Nesta reportagem uma jovem repórter procurava nas ruas centrais da grande cidade de São Paulo algo para gravar sobre este tema. Era madrugada, e ela observava as pessoas, vez ou outra parava para ver o movimento da cidade que nunca pára nem dorme.

Foi quando ela passou diante de um bar e notou um homem sozinho, assentado em uma mesa com um copo de bebida na mão. Seu olhar parecia vazio e distante de todos e de tudo o que acontecia ao seu redor, ela então se aproximou e perguntou: “O que o senhor acha da solidão?”.

E o homem, com semblante triste e abatido respondeu: “A solidão faz a gente sofrer muito, chega a doer, eu mesmo sou um solitário e estou aqui para tentar espantar o fantasma da solidão”.

A resposta daquele homem me pareceu um tanto quanto paradoxal e contraditória, afinal de contas ele estava bem no centro de uma das maiores metrópoles do mundo, cercado de gente por todos os lados, mesmo assim, se sentia assolado pelo fantasma da solidão.

Infelizmente, esta é a realidade que muitos tem experimentado, vidas solitárias a despeito de estarem cercadas de gente.

Tais pessoas vivem um sentimento íntimo de vazio, que geralmente vem acompanhado de uma sensação de isolamento. Sentem-se indesejadas ou rejeitadas mesmo quando cercadas por outros. Milhões em todo mundo estão dia a dia sendo arrasados pela solidão.

Sabendo que a solidão nos causa tamanha dor, e nos faz tanto mal, é que o Senhor Jesus Cristo fez uma de suas mais lindas e confortadoras promessas, a de que estaria conosco  todos os dias: “E eis que estou convosco, todos os dias até à consumação dos séculos” - Mateus 28:20.

É interessante notar que Jesus  não disse: “eis que estarei convosco de vez em quando”, ou  “eis que estarei convosco só quando a situação estiver bem difícil”, ou ainda, “eis que estarei convosco uma vez por semana”; antes, a Sua promessa é de companhia constante, diária e permanente.

Lembre-se que, mesmo se todos lhe dêem as costas, e se aquela pessoa que você julgava ser um verdadeiro amigo o traia, e mesmo se a sua família se esqueça de você e o terrível sentimento da solidão e do abandono invada o seu ser, Ele está com você!!!

Jesus Cristo está ao seu lado, quer você esteja no volante do seu carro, no ônibus, no metrô, na rua, em casa, no leito do hospital, no trabalho, quem sabe abandonado e esquecido por todos, tomado pela tristeza, com o coração em lágrimas,.

Lembre-se, em todo lugar e em qualquer circunstância Ele está ao seu lado. Creia nisso.