Translate this Page

ONLINE
7


PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

-   

11.295.863

      -

 

 TOTAL DE

VISITANTES

 


CURSO BÍBLICO - LIÇÃO 12

 Tire cópias do curso

 

  "Conhecendo Mais Sobre Jesus"

 

  e estude com seus

 

  familiares, amigos e conhecidos

 

 

PERIGO! CUIDADO PARA NÃO

 

 PERDER A VISÃO MISSIONÁRIA

 

A história de Israel foi marcada por uma completa falta de visão missionária.

Eles haviam sido chamados pelo Senhor para ser uma luz a brilhar para os gentios até os confins da terra – “...também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até as extremidades da terra” - Isaias 49:6b. Mas, muito ao contrário do querer do Senhor, a nação escolhida se fechou em si mesma. Em seu extremo egoísmo eles se preocuparam mais consigo mesmos e não olharam para o mundo que os cercava.

Hoje, nós também precisamos estar atentos para não perdermos a nossa visão missionária.

Vivemos dias de extrema perversidade humana. Os homens devoram-se mutuamente, corrompem e são corrompidos, barbarizam, estupram, assaltam e matam. Nas grande cidades os números da violência são medidos aos milhares.

A idolatria, feitiçaria, e toda sorte de práticas místicas, espiritualísticas  e  esotéricas estão aos milhares por toda parte.

O avanço das grandes religiões não cristãs em todo mundo é alarmante. Projeta-se para o ano 2000 entre muçulmanos, hindus e budistas mais de 2 bilhões de seguidores. O número de pessoas sem religião é assustador. Em 1900 as estatísticas falavam em 3 milhões de pessoas sem religião no mundo. Em 1990 este número pulou para 866 milhões, com uma perspectiva para o ano 2000 de 1,1 bilhão.

No meio de todo este turbilhão, muitas vezes temos fugido covardemente de nosso chamado. Temos perdido nossa visão missionária, temos nos achado melhores do que toda essa massa humana perdida, corrompida  e  distante  de Deus. Temos nos perdido em nosso egoísmo, em nossa  acomodação,  em nossa  apatia,  em nossa insensibilidade.

Diante do risco de nos isolarmos do mundo corrompido nos achando mais exclusivos Jesus nos desafia dizendo em Mateus 5:13, 14 e 16: “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo... Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para  que  vejam  as  vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

E o apóstolo Paulo nos alerta afirmando:  “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo; tanto nos que são salvos, como nos que se perdem. Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens” - II Corintios 2:15 e 3:2.

A história da igreja relata-nos, que os cristãos dos primeiros séculos do cristianismo, cumprindo o desejo de Jesus eram verdadeiros missionários, luzes a brilhar num mundo corrompido e perverso.       

Contrastando com a linda lição que aprendemos com os primeiros cristãos, lembro-me de quando eu voltava de uma viagem, e, atravessando uma determinada cidade notei que na praça central havia um templo evangélico. Ao passar, observei que as portas estavam abertas, parei e entrei para conhecer, qual não foi minha surpresa e ao mesmo tempo minha tristeza ao ver que o belo templo se transformara em uma loja de venda de tecidos. Procurei o proprietário da loja para saber o que havia acontecido com  aquela  igreja, e ele me informou que alugava o templo há bastante tempo para o funcionamento de sua loja, pois, não haviam mais membros daquela igreja na cidade. Segundo ele, alguns dos crentes haviam morrido, outros haviam mudado, e a igreja acabou. Que tristeza eu senti! A luz não brilhava mais.

Na  verdade  quando  uma  igreja  perde  sua  visão missionária ela também perde  a  razão de existir e acaba.

Irmão querido, não perca sua visão missionária, antes, tenha consciência que o Deus que chama é o Deus que nos capacita para a realização da tarefa.

Portanto, abra o seu coração e atire-se para a realização da obra, não fuja renda-se ao mandado do Senhor!!!

 

1) Por que Israel perdeu sua visão missionária?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

 

2) Por que, hoje, muitos cristãos não têm visão missionária?

_____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

 

3) Segundo a história, os cristãos dos primeiros séculos do cristianismo foram:

(    ) Verdadeiros missionários, uma luz a brilhar no mundo

(    ) Verdadeiros lavradores, viviam do cultivo da terra

(    ) Verdadeiros religiosos, viviam na igreja

 

4) A igreja que perde a visão missionária: 

(   ) Acaba  

(   ) Cresce 

(   ) Fica na mesma

 

5) Nos textos abaixo somos alertados a sermos o que?

II Corintios 2:15___________________________________

II Corintios 3:2____________________________________

Mateus 5:13______________________________________

Mateus 5:16______________________________________