Translate this Page

ONLINE
34


PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

19.826.470

       -

 

 TOTAL DE

VISITANTES


VIDA DEVOCIONAL II - O ESTUDO DA PALAVRA

O ESTUDO DA PALAVRA


A Bíblia é a palavra de Deus - II Pe 1:21.

A Palavra foi inspirada pelo próprio Deus - II Tm 3:16a.

Isto quer dizer que quando eu estudo a Palavra, estou sabendo, conhecendo e ouvindo a voz de Deus. Deus está se revelando a mim.

Que coisa maravilhosa é esta? Eu tenho em minha língua um livro texto que traz ao meu coração o querer de Deus, a voz de Deus para mim, mostrando-me a diferença entre o certo e o errado, fornecendo alimento para o meu espírito - MT 4:4, gerando conhecimento, fé e esperança ao meu coração.

O estudo da Palavra promove comunhão com Deus e com os homens, produz conforto em meio às lágrimas, repreende e corrige - II Tm 3:16b. O estudo da Palavra serve como ponto de apoio às situações adversas da vida e me ajuda nas tomadas de decisão.

O estudo da Palavra faz com que eu me torne mais sensível ao pecado - Sl 119:11.

Precisamos ingerir a Palavra, comer a Palavra. Ela é o alimento para nossa alma. A ingestão da Palavra se dá através da leitura cuidadosa e regular. A leitura de forma apenas superficial, ocasional, desordenada ou supersticiosa não trará beneficio à nossa vida.

Após ingerir a Palavra corretamente vamos passar pelo processo de digestão. Digestão significa a assimilação da Palavra no coração, este processo é movido pela ação do próprio Espírito em nós. Precisamos ter em mente que a Palavra não volta vazia, mas faz o que lhe apraz, e prosperará naquilo para que Ele a designou - Sl 55:10-11. A Palavra é viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração - Hb 4:12.

Podemos dizer, que uma vez ingerida, pela instrumentalidade do Espírito Santo a Palavra provocará em nosso interior uma verdadeira revolução, mexendo com nossos pensamentos e ações.

METODOLOGIA PARA O ESTUDO DA PALAVRA:

1) LEIA: Tome conhecimento do texto, percorra com a vista o que está escrito.

2) MEDITE: Meditar é mais do que ler, meditar é pensar no que foi lido, é gastar algum tempo refletindo na mensagem do texto.

3) MEMORIZE: Memorizar é reter o que foi lido e meditado. É decorar as palavras do texto.

4) INCULQUE: Inculcar é enfiar bem dentro do coração a Palavra de Deus. É colocá-la nas entranhas do nosso ser. É possuí-la e ser possuído por ela.

5) LEMBRE-SE: Lembrar-se é fazer uso prático em todas as situações da vida diária, do que foi lido, meditado, memorizado e inculcado. É retirar o que foi armazenado e servir-se `a vontade.

SUGESTÕES IMPORTANTES PARA O ESTUDO DA PALAVRA:

1) Reserve um tempo apropriado para ler a Bíblia. Este tempo irá variar de pessoa para pessoa, mas, evite a leitura em horas impróprias.

2) Preocupe-se não com a quantidade do que você vai ler, mas com a qualidade da sua leitura. Você não precisa necessariamente ler a Bíblia inteira durante o ano, mas precisa estudar a Bíblia com proveito o ano todo.

3) Procure ler toda a Bíblia. Não é preciso ler na ordem dos livros - do Gênesis ao Apocalipse. Você poderá ler por grupos de livros - livros poéticos, cartas de Paulo, os evangelhos, os profetas menores etc....

4) Sublinhe o que você achar mais interessante. Faça pequenas notas às margens. Isto irá tornar suas meditações mais sérias e o ajudará a memorizar as lições aprendidas.

5) Estude a Palavra em atitude de dependência e humildade. Tenha consciência que você está travando contato com a voz do próprio Deus, o Senhor dos Senhores e o Rei dos Reis.

6) Peça o auxílio do Espírito Santo para entender a Palavra. Sua iluminação será vital para o entendimento da Palavra de Deus.